FALE CONOSCO

Tel.: (21) 3549-8959

CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS:

Metodologia

Nossa opção metodológica é o trabalho com projetos

que nos permitem explorar temas abrangentes, integrando todos os campos de experiência propostos na BNCC (“O eu, o outro e o nós”, “Corpo, gestos e movimentos”, “Traços, sons, cores e formas”, “Escuta, fala, pensamento e imaginação”, “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”).

Desenvolvemos nossos projetos como quem conta uma história

na qual novos elementos são incorporados a cada capítulo e a trama vai se tornando mais interessante e instigante, despertando a curiosidade e gerando o desejo de saber mais.

Todos os projetos têm um ponto de partida, mas o ponto de chegada é construído a partir dos elementos que aparecem pelo caminho. Do interesse dos grupos surgem os argumentos e muitos são os autores dessa trajetória: alunos, educadores, famílias e comunidade, pois os saberes se somam, se multiplicam, se transformam, dão novos sentidos à narrativa e o final é sempre uma surpresa.

Os pequenos autores escolhem, colaborativamente, os rumos a serem seguidos

e participam ativamente da construção do próprio conhecimento, através de brincadeiras, expressão corporal, música, dramatizações, jogos, construções com sucata, artes plásticas, passeios, visitas guiadas, entre outras propostas. Assim tornam-se protagonistas de suas descobertas em cada etapa do processo.

Metodologia de ensino Quintal Educação Infantil

Nosso Quintal

Solário

onde tomam sol, desfrutam de atividades ao ar livre e exploram brinquedos apropriados à faixa etária.

quadrinha de esportes

espaço para experimentar vários jogos (futebol, basquete, vôlei etc.) e diferentes atividades motoras. Na quadrinha são realizadas as aulas de educação física, atividade curricular a partir do Maternal.

Oficina “Mão na Massa”

Como o próprio nome diz, é o espaço de botar a mão na massa e se aventurar em atividades culinárias. O manuseio de alimentos e a preparação de receitas é parte importante da educação nutricional desenvolvidas com os alunos.

Recicloteca

que guarda materiais diversos como garrafas pet, papelões, potinhos de iogurte, latas, tubos etc. Essas sucatinhas se transformarão em brinquedos, presentes e objetos para brincadeiras, evidenciando a importância e a finalidade da reutilização de materiais.

Inspiração teórica
INSPIRAÇÃO TEÓRICA:

A prática pedagógica desenvolvida na Quintal Educação Infantil está fundamentada principalmente nos estudos de Lev Vygotsky, que considera a interação (do sujeito com o seu meio e com outros sujeitos) como elemento privilegiado na construção do conhecimento. Incluímos também contribuições de outros teóricos construtivistas como: Jean Piaget, Célestin Freinet e Emília Ferreiro.

|

Ter participação ativa na construção do conhecimento desperta na criança a curiosidade, fortalece sua autoestima, estimula o compartilhamento de saberes e o trabalho coletivo, fundamental para o desenvolvimento da empatia, da solidariedade e do respeito às diferenças.

O planejamento de atividades acompanha o interesse de cada grupo e intercala momentos de brincadeiras livres e de atividades planejadas, em pequenos grupos e em grupos maiores, permitindo a interação de crianças do mesmo grupo e de grupos diferentes.
Ao longo do dia os grupos percorrem diversas oficinas e entram em contato com diferentes ambientes, que estimulam a imaginação, fornecem material para criação de brincadeiras e para o enriquecimento das atividades dirigidas.

ONDE ESTAMOS

Rua General Glicério, 115 - Laranjeiras - RJ

FALE CONOSCO

Tel.: (21) 3549-8959

ACOMPANHE-NOS