FALE CONOSCO

Tel.: (21) 3549-8959

Estrutura

Área externa

Quintal

Em nosso Quintal são realizadas brincadeiras livres, piqueniques, eventos e encontros com as famílias. Esse ambiente é ponto de encontro para atividades coletivas envolvendo vários grupos.

Os bebês têm um espacinho só deles, o solário, onde tomam sol, desfrutam de atividades ao ar livre e exploram brinquedos apropriados à faixa etária.

Há também uma pequena quadra de esportes, espaço para experimentar vários jogos (futebol, basquete, vôlei etc.) e diferentes atividades motoras. Aí acontecem as aulas de educação física, atividade curricular a partir do Maternal II, a atividade de psicomotricidade para o Maternal I e as aulas de capoeira e circo (atividades opcionais).

No pátio coberto fica nossa Recicloteca, que guarda materiais diversos como garrafas pet, papelões, potinhos de iogurte, latas, tubos etc. Essas sucatinhas se transformarão em brinquedos, jogos, presentes e objetos para brincadeiras, evidenciando a importância e a finalidade da reutilização de materiais.

Entrando na casa

Andar das oficinas

As turminhas, a partir do Berçário Il, percorrem diferentes oficinas ao longo do dia. Em cada uma delas há ambientes e materiais propícios ao desenvolvimento de atividades específicas.

Oficina Dominó

Nela estão os jogos pedagógicos e recreativos, que desafiam, divertem e ajudam os pequenos a entenderem que ganhar e perder faz parte do jogo. Os jogos estimulam o desenvolvimento da atenção, da concentração, da imaginação, do raciocínio lógico e do engajamento em atividades de grupo. Jogos com regras colaboram para que a criança compreenda que há um momento para cada coisa, inclusive para aguardar a vez e pensar com calma em uma boa jogada. O contato com regras simples ajuda a criança a lidar com os limites e favorece as relações interpessoais. Além dos jogos convencionais, estimulamos a construção de jogos pelos próprios alunos, reaproveitando materiais. A construção se dá através da parceria entre várias turmas e cada uma participa ao seu modo, utilizando conhecimentos de diferentes áreas: lógico-matemático, artes visuais, linguagem escrita etc.

Oficina Oba!

Nela estão fantasias, acessórios, adereços e materiais que incentivam os alunos a darem asas à imaginação, estimulam a criatividade e enriquecem o desenvolvimento do jogo simbólico. Nesta oficina também ficam os instrumentos musicais utilizados nas aulas de música, aparelhos de áudio e vídeo. Esta é uma sala multiuso, também utilizada para atividades variadas como: um cine-pipoca, um animado show de talentos ou um teatrinho.

Oficina Era uma vez

É um gostoso espaço de acolhimento, preparado para que as crianças possam explorar livrinhos sem pressa, olhando as figuras e criando a própria narrativa. Nesse ambiente, repleto de livros ao alcance das mãos e de almofadas bem confortáveis, as histórias conduzem para reinos distantes, para outras galáxias, para expedições na floresta e onde mais a imaginação levar. Aí acontecem leitura de histórias, brincadeiras com fantoches e o contato com diferentes portadores de texto (livros, gibis, encartes, receitas, poemas, literatura de cordel etc.). O contato prazeroso com livros e histórias desde cedo, além de estimular o gosto pela leitura, é importante para o desenvolvimento da escuta, da oralidade, da ampliação do vocabulário, da atenção e da concentração. Ouvir histórias enriquece o imaginário da criança, que é fundamental para estimular a capacidade criativa.

Oficina Aquarela

Espaço destinado às atividades de artes visuais (desenho, pintura, escultura, modelagem, colagem etc.) onde os alunos encontram diferentes suportes (papéis, telas, caixas etc.) e instrumentos (lápis de cor, giz de cera, tintas, pincéis, colas, barbantes etc.) para se expressarem graficamente, deixando fluir a criatividade. O contato com diferentes materiais estimula os sentidos, a percepção de cores, formas e texturas e a capacidade de observação. O manuseio dos instrumentos gráficos impulsiona o desenvolvimento da coordenação motora fina e da destreza. Além da deliciosa oportunidade de criar a partir do material oferecido, os alunos são apresentados ao trabalho de vários artistas e suas diferentes maneiras de se expressar, contribuindo para a formação estética dos pequenos e sinceros apreciadores.

Oficina “Mão na Massa”

Como o próprio nome diz, é o espaço de botar a mão na massa e se aventurar em atividades culinárias. O manuseio de alimentos e a preparação de receitas é parte importante da educação nutricional desenvolvidas com os alunos.

Oficina ABC

Essa é a sala do Pré-escolar II, utilizada para as atividades do grupo e para brincadeiras variadas durante o rodízio de salas. Nesse ambiente o contato com a linguagem escrita se evidencia através dos materiais produzidos pelos alunos, pelos jogos e portadores de textos que despertam o interesse e estimulam a formulação de hipóteses sobre a construção da escrita.

Subindo as escadas:

Andar dos bebês

Na parte superior da casa ficam as salas do berçário. Amplas e arejadas, as salas possuem pisos e brinquedos apropriados para que as brincadeiras e as descobertas sejam seguras.

Estrutura: Quintal Educação Infantil na Laranjeiras - Rio de Janeiro
Berçário
BERÇÁRIO I

Ambiente onde recebemos bebês de 4 meses a 1 ano. Aí ficam os bercinhos, os bebês-conforto e uma área de estimulação acolchoada, com espelho e barra de apoio. Por toda a sala, brinquedos e centrinhos de atividades estimulam os bebês a descobrirem novidades e convidam à exploração e ao movimento.

BERÇÁRIO II

Nessa sala há tapetinhos acolchoados e brinquedos de espuma, criando desafios para aqueles que estão quase andando ou aprimorando a marcha. Os brinquedos ficam expostos em estantes ao alcance dos pequenos, que podem escolher o que interessa a cada momento.
A sala possui um cantinho para refeições com mobiliário apropriado e seguro, para que o momento da alimentação seja tranquilo, agradável e estimule a conquista gradativa da autonomia.